Quais são meios digitais que você procura para manter um relacionamento próximo com seu cliente?! Vamos listar pra vocês dicas e meios de comunicação que você pode estar integrando ao seu negócio para melhorar ainda mais a sua comunicação com o seu cliente.
 
  1. Busque conhecer o seu cliente e saiba onde ele está: não adianta você buscar ter um meio de comunicação atualizado, se você não conhece a sua persona, não sabe qual rede social ela prefere, quais são seus gostos, o que ela procura nas mídias,  conhecendo o seu público e estando atento a ele, terá mais chances de ter uma comunicação mais certeira;
  2. WhatsApp Business: este ano o WhatsApp disponibilizou o WhatsApp Business, é possível que você tenha o aplicativo mais baixados do mundo, com o perfil do seu negócio e identificado como empresa, mais credibilidade para o seu negócio;
  3. Instagram Stories: já falado por aqui o instagram stories, é um meio rápido de interação com seu cliente, mostre o bastidores, novidades, lembre-os de seus produtos, serviços, promoções;
  4. Comentários nas redes sociais: este é muito importante, além de buscar sempre ter uma interação com o seu cliente por este meio, pode-se aprender muito, conhecer melhor a sua persona, ver o que eles  estão buscando e fazer algo melhor para o seu negócio a partir disso;
  5.  Linguagem: qual o modo que sua empresa responde e trata seus clientes nas redes?! Cada meio permite que um tipo de linguagem, podendo ser mais informal no facebook e instagram, por exemplo e mais formal no linkedin, mas além disso analise se as suas respostas e interações são agradáveis, é fácil de ser mal interpretado nas redes e lembre-se independente da linguagem (formal ou informal) deve-se sempre estar atento a norma ortográfica;
  6. E-mail: procure reter cadastro das pessoas interessadas pelo seu produto ou serviço, assim você pode utilizar o e-mail marketing da melhor maneira, encaminhar promoções, novidades;
  7. Atenda as reclamações: as reclamações são muito importantes, para melhora do seu negócio, faça uma avaliação sobre o que foi dito, sempre responda e não tenha medo de deixá-las expostas, o seu posicionamento diante delas pode ser o que vai fazer um próximo cliente ir até você ou não;
  8. Não deixe o seu cliente esperando:  o modo de consumo e venda mudou, com o avanço das mídias, o consumo de informações se tornou muito mais rápido, é necessário  buscar responder os seus clientes quase que prontamente, para mantê-lo engajado com o seu negócio;
  9. Fique atento às inovações: veja além do seu negócio, aprenda com outros tipos de negócio, veja como eles se posicionam, mostram as novidades, procure feiras e cursos para se manter sempre atualizado, tudo muda muito rápido e é importante estar atento;
  10. Youtube: esta rede só cresce, já é imensa no exterior, com inúmeras possibilidades, muitas pessoas já têm preferência hoje por informação consumida através de vídeo, se você já identificou que sua persona está nesse meio, é importante começar a considerar como seu negócio pode estar inserido nesta rede social;
  11. Messenger: a plataforma está crescendo, e o robô do messenger agiliza o atendimento, melhora o relacionamento, você não deixa de responder o seu cliente quando estiver offline. 

Quer otimizar o relacionamento com o seu cliente?! Fale com a gente!